Feliz Velho Ano!

Amigos leitores, o blog volta com seu primeiro post de 2012 e com fôlego e esperança renovados para mais um ano. Tenho certeza que durante a virada você recebeu muitos cumprimentos e saudações para o novo ano. Mas será que o ano é realmente novo?

Este novo período de 365 dias não começa promissor. Problemas antigos reaparecem com uma roupagem diferente e passam pelos nossos olhos fazendo com que não percebamos a gravidade dos mesmos, exatamente como no filme Prenda-da me se for Capaz (Catch Me If You Can), onde o personagem de Leonardo DiCaprio utiliza-se de vários nomes, roupas e profissões diferentes para escapar do detetive interpretado por Tom Hanks.

O Brasileiro gosta de um remake. Em um país cuja a edição de um reality show está em sua décima  primeira edição e os índices de audiência parecem não ter limite, prova que gostamos da inércia, ou seja, que somos passivos com relação ao que acontece ao nosso redor. Contudo, o jogo é bem mais complexo do que aquele que passa no horário nobre das terças e muitas crianças com suas famílias param até de comer para assistir.

No programa de TV, o participante pode ser eliminado e sair do confinamento voltando para o seu lar com um ensaio em uma revista masculina ou feminina, contratos assinados de propaganda e todo o glamour que a mais nova celebridade temporária pode ter. Na vida real, o participante é eliminado literalmente. Em outras palavras, ele é soterrado.

Nos últimos anos o Brasil têm sofrido com os temporais de verão, onde estes arrasam comunidades inteiras e deixam famílias desabrigadas sem nem ter um documento para se indentificar. Este ano não está sendo diferente. Minas Gerais padece debaixo das águas e o Rio mais uma vez têm vítimas da chuva.

Após um ano da maior tragédia natural da história do país, quase nada mudou nas regiões afetadas. Prefeitos caçados, desvio de dinheiro, suprimentos e etc são as únicas coisas que não mudam. A verba liberada pelo governo federal para reconstrução das cidades afetadas, construiu qualquer coisa, menos as cidades. Este é só um dos casos que ainda estão por vi para 2012. Lembrando que o tipo 4 do Aedes aegypti já está começando a disparar como novo “hit” do verão. Se Segura Michel Teló!

Advertisements
This entry was posted in Crônicas and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s