O Ícone Desapareceu

Quantas vezes você já não ouviu a expressão acima? Ou até mesmo fez tal afirmação para um amigo, irmão ou alguém de seu convívio social. Ontem, dia 5 de Outubro de 2011, o mundo perdeu aquele que provavelmente foi o grande inventor deste século: Steve Jobs. Fundador da Apple, o visionário homem liderou a companhia em seu renascimento após anos em baixa. Steve, é o homem por trás de equipamentos como: iMac, iPod, iPhone e iPad. Todos, sem excessão revolucionaram o mercado ao serem lançados.

jobs

Apesar de estarmos vivendo hoje no Brasil um “boom” de crescimento econômico, fazendo assim com que o poder aquisitivo das pessoas aumente e logo, tornando produtos tecnológicos um atrativo, não temos realmente noção do que a partida de Steve significa. Seus produtos possuem uma legião de seguidores em todo o globo. O fundador da “Maçã” trouxe ao mundo não somente equipamentos coloridos e com visual atrativo, ele interpretou aquilo que seus consumidores queriam e precisavam antes mesmo deles saberem disso. Ao contrário da nossa realidade, os produtos inventados por Jobs são utilizados em escolas, hospitais, orgãos públicos e etc em vários países. Steve conseguiu juntar a praticidade, a beleza e a utilidade como características de toda linha de produtos Apple.

Steve Jobs não era somente um grande inventor, ele era também um vendedor fantástico. O jeito simples de se vestir, a voz calma e o improviso eram marcas de suas apresentações, trazendo assim a simpatia daqueles que ali se faziam presente. Jobs era também um perfeccionista e muito exigente com tudo e com todos. Até o desenho das Apple Stores passavam por seu crivo. Como todos os gênios, era conhecido por acessos de raiva quando não compreendido. Uma figura com caraterísticas muito próprias. Walt Mossberg, da allthingsd.com narra de maneira muito interessante a personalidade de Jobs durante seu contato e convívio com ele no artigo The Steve Jobs I Knew.

Nascido nos Estados Unidos e CEO da empresa de tecnologia mais valiosa do mundo, Steve Jobs nasceu em uma família rica e se formou em uma das universidades americanas mais pretigiada. Errado. Por trás de tanta tecnologia e criatividade Jobs possuía uma história de vida muito interessante. Ao nascer, seus pais biológicos o entregaram para adoção pois eles não eram formados e não tinham condição de pagar uma universidade para o filho. Steve Jobs estava para ser adotado por um casal de estudo quando estes no último minuto desistiram da adoção para adotar uma pequena menina. Os pais de Steve receberam uma ligação sendo interrogados se queriam adotar um menino. Eles aceitaram. Mais tarde, a mãe biológica de Steve Jobs descobriu que os pais adotivos não eram formados e se recusou a assinar os papéis para adoção. A mesma só foi então concretizada quando a mãe biológica acordou com a proposta dos pais adotivos. Eles não tinham ido a universidade, contudo, prometeram que Jobs iria. Pouco antes de se tornar maior de idade, entrou para a universidade. Seis meses depois abandonou a instituição. Pensava consigo mesmo como a faculdade poderia ajudá-lo a se desenvolver e não conseguiu a resposta. Ficava vagando pelo campus e pode conviver com outros estudantes, como os de arte. Foi assim que surgiu a ideia de seus produtos serem “bonitos”. Steve Jobs nunca se formou.

A herança que nos deixa é grande. Como inovar? Como criar? Como lidar com as adversidades. Isso é algo inerente a cada ser humano e a cada área de atuação. Steve Jobs conseguiu na tecnologia, Galeno na medicina ao pesquisar a anatomia humana indo de encontro com as leis da época e o matemático Arquimedes. O mundo e as possibilidades que este representa está  em nossas mãos, assim como um iPhone acessando aplicativos pela internet. O ícone desaparece, porém seu legado fica. Felizes devemos estar por poder ter vivido na mesma época e ter tido a oportunidade de acompanhar suas apresentações, ideias e pensamentos.

Advertisements
This entry was posted in Crônicas and tagged , , , . Bookmark the permalink.

One Response to O Ícone Desapareceu

  1. Luciane says:

    Bonita homenagem, André!Parabéns!

    Steve sempre sonhou com um mundo melhor. Em sua juventude, foi peregrino na Índia, e quando adulto, idealizou dividir as facilidade dos recursos digitais. Conseguiu oferecer um pedaço da maça para todos, pois esta era a grande tentação que ele ofertava: tecnologia de ponta para todos e não só para os grupos corporativos. E assim, a Mac foi criada em 84 e a IBM caiu em menos de uma década. Com o IPOD, ele não estava no ramo de música; muito menos com o IPAD no ramo de informática, ou com IPHONE, no ramo de Telefonia. Na verdade, ele vendia a varejo melhor qualidade de vida. Realmente, temos que dar glórias por sermos testemunhas deste marco na história moderna da humanidade.

    Abraços, Luciane

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s