O Poder da Palavra

Curta de Glauber Rocha, onde o diretor registra a posse de José Sarney como governador do Maranhão em 1966.

 

 

 

 

 

 

 

Sarney ocupa mandatos há 50 anos. Foi eleito pela primeira vez como deputado federal pelo estado do Maranhão em 1959. Ele, segundo a Agência do Senado é o brasileiro que mais ocupou cargos eletivos.

O Maranhão é o penúltimo estado brasileiro (0,683) quando verificamos o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), o que equivale ao Gabão (0,676), país africano que foi colônia francesa e se tornou independente em 1960. O IDH é elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, orgão da ONU que promove a eliminação da pobreza e desenvolvimento do mundo.

O Brasil é um dos países pertencentes ao chamados BRICS (organização formada por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul onde estes são considerados como os grandes mercados emergentes). Dentro do grupo, somos o país depois da África do Sul, que menos avançou com relação ao IDH nos últimos cinco anos.

Agora eu pergunto nobre leitor: Onde estão as políticas socias trazidas por aclamados governos anteriores? O povo tem fome. O povo tem esperança. Esperança que é a útima que morre, mas morre…

Advertisements
This entry was posted in Crônicas and tagged , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s